terça-feira, 20 de julho de 2010

Emanuel Rudzitsk como Man Ray!




Uma das pessoas que fez a história da fotografia ter um peso valiosíssimo para nós, estudiosos do assunto!

Emanuel Rudzitsk conhecido como Man Ray, filho de judeus-russos, nasceu na Filadélfia em 27 de agosto de 1890. Ainda na infância mudou-se para Nova Iorque. Estudou Arquitetura, Engenharia e Artes Plásticas (o que provavelmente fez toda a diferença em seu olhar). Começou a pintar ainda muito jovem. Em 1915 conhece o pintor francês Marcel Duchamp, com quem funda o grupo Daada Nova-Iorquino, mais tarde em 1921, Man Ray junto com seu amigo Marcel Duchamp contacta com o movimento surrealista na pintura.Começou a trabalhar como fotógrafo para financiar a pintura, e quanto mais fotgrafava, mais se apaixonava pela sua prática, desenvolvendo um olhar puramente aguçado.

Desenvolveu a técnica que conhecemos como “fotograma” (imagens abstratas obtidas a partir de objetos arrumados sobre o papel fotográficos expostos à luz em um determinado tempo). Man Ray usou outras técnicas como a de “solarização” (expõe o papel já revelado poe alguns momentos ao sol, alterando a imagm, obtendo um contorno escuro à sua volta, invertendo seus tons, algo fora do normal para a época).

Fotograma
Fotograma

A Solarização

A Solarização em 1933

Em 1974, Em uma entrevista, Man Ray conta :

“Fui pintor durante muitos anos antes de me tornar fotógrafo. Um dia comprei uma câmera só porque não gostava das reproduções que os fotógrafos profissionais faziam de minhas obras. Nessa época apareceram as primeiras placas pancromáticas e possibilitaram se fotografar em preto e branco, conservando os valores das cores. Estudei com muita aplicação e depois de alguns meses, me tornei um expert. Meu interesse maior era com as pessoas, especialmente com os rostos. Em lugar de pintar pessoas, comecei a fotografá-las, e desisti de pintar retratos, ou melhor, se pintava um retrato, não me interessava em ficar parecido. Finalmente conclui que não havia comparação entre as duas coisas, fotografia e pintura. Pinto o que não pode ser fotografado, algo surgido na imaginação, ou um sonho, ou um impulso do subconciente. Fotografo as coisas que não quero pintar, coisas que já existem.”


A imagem conhecidíssima de Coco Channel foi capturada pelas lentes de Man Ray em 1935

Muito bom ler algo sobre essa “importância” do surgimento da fotografia, de como era importante (e ainda é) o registro da realidade (a sua representação). E Assim, Man Ray foi responsável por inovaçnoes artísticas na fotografia nos anos 20, sendo um dos nomes mais importantes do movimento vaguarda da época! Chegou a produzir filmes surrealistas como L´Etoile de Mere m 1928 com a técnica de solarização. Deu aulas sobre fotografia em 1949 na California. E, em 1963 publicou sua autobiografia, um “Auto-Retrato” como foi nomeado.

Man Ray retornou à França, onde continuou fotografando até o dia 18 de novembro, quando faleceu.

Para quem quer saber mais sobre Man Ray, ai vai um vídeo sobre o contato de Man Ray com a fotografia ;)

3 comentários:

  1. Adoro conhecer mais sobre a relação pintura e fotografia! Parabéns pelo blog, Losinha! Você é demais! Gostaria de ver suas produções aqui e como foi a realização delas! Beijo enorme!

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  2. putz
    já pensou se nao fosse por esse cara, talvez a "arte psicodélica/abstrata" nunca tivesse sido materializada com tanto bom gosto...
    é engraçado ver esse tipo de coisa, pq acabamos por ver o quanto essa galera do passado facilitou tanta coisa pra gente.. um trabalho tao manual se transformar num simples clique de botao do mouse... e ainda tem gente q reclama q não sabe fazer isso ou aquilo, quando já podia estar tentando ;P
    hehehe
    muito massa amor!
    =***** parabéns

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  3. Pois é Junim_Serpa...a vida agora ficou fácil, né não??Com a câmera do celular , seguindo sua linha brilhante de raciocínio, é possível fazer filmes como os de Serguei Eisenstein, manero, né? Basta um mouse....nem precisa ter cérebro, né não? Bruna

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